sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Absu: Absu

Absu - Absu
Edição limitada com slipcase e CD/DVD da Candlelight Records (candle301cdse)

O lançamento de "Tara", em 2001, trouxe aos Absu uma notoriedade há muito merecida. No entanto, o bom momento que atravessavam foi sol de pouca dura e os problemas não tardaram a surgir. Logo em 2002, o baterista e vocalista Proscriptor McGovern sofreu um acidente que lhe afetou gravemente uma mão e os restantes membros Equitant e Shaftiel decidiram abandonar a banda pouco depois, um por divergências musicais e o outro por falta de motivação. Já recuperado, Proscriptor colocou os Absu em hiato e dedicou-se a outros projetos musicais e à sua própria editora, Tarot Productions.

Passaram cinco anos até que o norte-americano voltasse a reformar os Absu com a ajuda de novos membros. "Absu" foi o primeiro longa-duração deste regresso e, embora se mantenha fiel ao Black/Thrash Metal pelo qual os texanos ficaram conhecidos, apresenta algumas experimentações na sonoridade e um trabalho de guitarra relativamente diferente daquele que ouvimos no passado. Canções como "Night Fire Canonization", "Amy" e "Guirra's Temple", por exemplo, são mais voltadas para o som clássico da banda, mas "Magic(k) Square Cipher" e a experimental "...of the Dead Who Never Rest in Their Tombs Are the Attendance of Familiar Spirits...", que a meio descamba para um devaneio próximo do Prog Rock graças à forma como os teclados são usados, revelam um certo grau de experimentação que poderá não agradar aos que preferem a abordagem mais direta.

Este álbum saiu originalmente em 2009, pela Candlelight Records, mas a editora inglesa relançou-o um ano depois numa edição limitada que conta com novo artwork (o mesmo usado na edição em vinil da Back on Black) e um DVD extra onde é possível assistir a uma atuação completa dos Absu, registada em Montreal, Canadá, em Junho de 2009. É essa a edição aqui em análise.

Embalagem 
Esta edição vem numa jewelcase dupla e com uma slipcase. O livrete, que apresenta um grafismo diferente do da edição normal, contém 12 páginas e fornece as letras de todas as canções, uma fotografia da banda e todas as informações relevantes sobre este trabalho.

Conteúdo
O interesse desta edição recai, claramente, no DVD extra, que traz um concerto da banda. Como seria de esperar, o alinhamento centra-se em "Absu", mas também há espaço para temas clássicos que farão as delícias dos fãs mais antigos. Além disso, Proscriptor e companhia revelam-se em boa forma e brindam-nos com uma prestação poderosa e convincente. No entanto, o produto final fica aquém das expectativas devido à qualidade amadora da gravação. Embora o som seja percetível, a bateria está demasiado alta, o baixo é quase inaudível e as guitarras têm menos poder do que o desejado. Mas o pior de tudo é a filmagem. Com apenas uma câmara no lado direito do palco, o cameraman de serviço bem tenta registar tudo o que se passa, focando ora os músicos ora o público, mas a falta de ângulos de filmagem torna a visualização desta atuação um pouco maçadora.

Tracklist
CD
01. Between the Absu of Eridu & Erech (04:08)
02. Night Fire Canonization (03:19)
03. Amy (04:54)
04. Nunbarshegunu (03:05)
05. 13 Globes (04:46)
06. ...of the Dead Who Never Rest in Their Tombs Are the Attendance of Familiar Spirits... (07:03)
07. Magic(k) Square Cipher (04:48)
08. In the Name of Auebothiabathabaithobeuee (03:25)
09. Girra's Temple (02:38)
10. Those of the Void Will Re-Enter (04:56)
11. Sceptre Command (05:00)
12. Ye Uttuku Spells (04:41)
13. Twix Yesterday, the Day & the Morrow (00:57)

DVD
01. An Involution of Thorns / Descent To Acheron
02. Apzu
03. Night Fire Canonization
04. The Thrice is Greatest To Ninnigal
05. 13 Globes
06. Amy
07. Nunbarshegunu
08. Voor / Swords and Leather
09. Four Crossed Wands (Spell 181) 
10. Manannán
11. Twix Yesderday, the Day & the Morrow / Girra's Temple
12. Highland Tyrant Attack
13. The Coming of War (Morbid Scream cover)
14. Magic(k) Square Cipher

Conclusão
 
Para aqueles que já possuem um exemplar de "Absu", seja em CD ou vinil, a qualidade da embalagem e dos conteúdos extra não justifica a compra de um álbum que já têm, a não ser que sejam fãs acérrimos e que tenham muita vontade de assistir a uma atuação inteira dos Absu no conforto do vosso lar. Já os que ainda não tiverem nenhuma edição deste disco na sua coleção e optarem pelo CD, não pensem duas vezes na hora de adquirir esta edição limitada, porque arranjam-na facilmente abaixo dos 12€ e vale sempre a pena pagar mais um pouquinho para ter algo mais completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário