segunda-feira, 16 de julho de 2012

Opeth: Blackwater Park

Opeth - Blackwater Park (Legacy Edition)
Reedição de 2010 da Sony BMG em Digibook com CD/DVD (88697655822)

Amados por muitos e odiados por outros tantos, os Opeth afirmaram-se como uma das propostas mais relevantes dos últimos anos no universo metálico. Desde o primeiro álbum, intitulado "Orchid" e lançado em 1995, que têm construído uma carreira sólida e uma discografia onde "consistência" é uma das suas maiores qualidades. Embora todos os seus discos tenham características e qualidades próprias, "Blackwater Park" tornou-se uma referência para aqueles que falam desta banda de Estocolmo. Mas, afinal, o que terá este álbum assim de tão especial?

Originalmente lançado em 2001 pela extinta Music For Nations, "Blackwater Park" marcou o início de uma nova fase para os Opeth. Em primeiro lugar, porque foi com ele que os suecos conseguiram afirmar-se de vez junto à imprensa especializada, acabando por atrair uma nova legião de fãs. Em segundo, porque foi a partir daqui que começaram a fazer digressões mundiais com regularidade, algo que não acontecia até então. E, em último lugar,  porque é neste trabalho que começa a colaboração com Steven Wilson, uma ligação que dura ainda hoje. Por todas estas razões e aproveitando a comemoração dos 20 anos de carreira dos Opeth, a Sony decidiu relançar "Blackwater Park" em formato Legacy Edition.


Embalagem 
Um digibook de capa dura e um livrete de 28 páginas em papel grosso agrafado ao centro. Nele podemos encontrar, para além das letras das canções, fotografias dos membros da banda, um artwork novo e bem sombrio concebido por Travis Smith e Mikael Akerfeldt, agradecimentos, informações relativas aos extras desta edição e liner notes escritas por Akerfeldt onde o artista nos conta a forma como surgiu "Blackwater Park". O único ponto negativo da embalagem acaba por ser o local destinado para os discos que, embora não comprometa, podia ser melhor. Na traseira da capa e da contracapa do digibook estão coladas duas cardboards individuais com espaço suficiente para que seja possível guardar o CD e o DVD sem grandes dificuldades. Contudo, o tirar e guardar regular pode resultar em alguns riscos leves indesejados, algo que não aconteceria com os habituais suportes de plástico.


Conteúdo 
Se compararmos esta Legacy Edition à de "Draconian Times", dos Paradise Lost, nota-se claramente que esta é muito mais pobre. Como bónus, no CD apenas temos uma gravação ao vivo de "The Lepper Affinity" com boa qualidade, tanto em termos de performance como de som. Já no DVD encontra-se o material extra mais interessante com uma mistura 5.0 dos oito temas originais de "Blackwater Park" para os audiófilos e um documentário de aproximadamente 35 minutos que tem como base a concepção deste disco e que deverá agradar a qualquer fã dos Opeth.

Tracklist 
CD
01. The Leper Affinity (10:23)
02. Bleak (9:16)
03. Harvest (6:01)
04. The Drapery Falls (10:54)
05. Dirge for November (7:54)
06. The Funeral Portrait (8:45)
07. Patterns in the Ivy (1:52)
08. Blackwater Park (12:11)
-Bónus-
09. The Leper Affinity (ao vivo) (9:27)

DVD
+ 8 temas originais em sistema de som 5.0
+ Documentário: Making of de "Blackwater Park"

Conclusão 
Apesar de esta Legacy Edition ser interessante em termos de apresentação, a verdade é que o seu conteúdo não é assim tão rico ao ponto de justificar a compra daqueles que já têm outra edição deste álbum na sua colecção, a não ser que sejam verdadeiros fãs da banda ou coleccionadores. Contudo, para aqueles que ainda não têm qualquer exemplar e gostam de "Blackwater Park", esta reedição é uma aquisição bem mais completa e apetecível do que a edição normal.

2 comentários:

  1. Ola Eduardo,

    Esqueces-te de mencionar o pior desta edição,
    é não incluir isto:

    Special edition re-release in slipcase (2002), limited to 1000 copies, includes a 2nd disc with video for 'Harvest' and the two songs:
    1. Still Day Beneath The Sun (4:34)
    2. Patterns In The Ivy II (4:12)
    The bonus songs are slower, mostly acoustic, and have singing vocals. The extra tracks that appear on this bonus disc are actually the tracks from the vinyl only single 'Still Day Beneath the Sun'. The video is basically footage of the band at the studio.

    http://www.metal-archives.com/albums/Opeth/Blackwater_Park/130

    http://www.metal-archives.com/albums/Opeth/Still_Day_Beneath_the_Sun/17236

    E o irónico, é que fazia mais sentido estas duas musicas que a musica ao vivo.

    No entanto mais umas excelente review como sempre.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Anónimo.

    Eu também conheço essa edição e concordo contigo que esses dois temas também deviam fazer parte desta Legacy Edition, quanto mais não seja por pertencerem a uma edição já descatalogada.

    Obrigado pelo feedback e volta sempre!

    Um abraço

    ResponderEliminar