sábado, 19 de maio de 2012

Ao vivo: Gorefilia Release Show

Holocausto Canibal, Flagellum Dei, Templários do Rock, A Dark Place, Skinning
C.C. Stop, Metalpoint - 12/05/2012

De modo a assinalar o lançamento do seu 3º disco, "Gorefilia", os Holocausto Canibal organizaram um evento especial que teve lugar no Metalpoint, no dia 12 de Maio. Neste espectáculo também marcaram presença os Flagellum Dei, os Templários do Rock, os A Dark Place e os Skinning.

Com a sala portuense praticamente vazia, os Skinning deram início a mais uma noite de peso. Acompanhados por Baal Roi (dos Daemogorgon) no baixo, mostraram-se a bom nível na sua estreia ao vivo, embora existam, naturalmente, alguns aspectos a melhorar no futuro, como a forma algo envergonhada com que o vocalista e guitarrista Vítor Lopes se dirige ao público e a viabilidade do uso de introduções em algumas canções. Em termos de composição, o Death Metal destes vimaranenses também revela algumas debilidades, caindo ocasionalmente na monotonia, embora isso seja compensado com passagens cativantes e com bom groove.

A seguir, foi a vez dos A Dark Place e, curiosamente, ainda tiveram menos sorte com o número de espectadores. Verdade seja dita que o som completamente embrulhado e os problemas técnicos também não ajudaram. Pelo meio, ficou uma cover de "1,000 Eyes", dos Death, dedicada ao próprio Chuck Schuldiner.

De regresso ao Porto estiveram os Flagellum Dei e com eles tudo se tornou mais interessante. Com um som bem mais definido e com uma sala mais composta, a banda teve uma prestação coesa e variada, graças a um alinhamento que equilibrou perfeitamente os momentos mais arrastados e ritualistas com os mais intensos e rápidos. "Inferno em Mim", "Order of the Obscure", "Invoke the Winter's Return" e "Black Metal Blood, já a fechar e dedicado ao público, foram alguns dos temas interpretados.

Já passava da 0h30 quando se começou a ouvir "Fascínio Paradoxal" enquanto os Holocausto Canibal se preparavam para uma actuação que, surpreendentemente, não foi tão intensa como se previa. Apesar de competente e com Carlos Guerra sempre a puxar pelo público, a banda teve dificuldades em cativar quem assistia e só a meio do concerto é que se começou a ver algum mosh. Como já era esperado, o alinhamento baseou-se na novidade "Gorefilia", com destaque para "Supremacia Carnívora" que contou com a participação de Fuse (dos Dealema), mas também houve espaço para o material mais antigo, sendo "Vulva Rasgada", "Fornicada pelo Bisturi" e a já clássica "Violada pela Moto-Serra" alguns exemplos. 

Por fim, os Templários do Rock presentearam os resistentes com Punk/Rock'n'Roll e muita boa disposição, colocando, assim, um ponto final nesta noite no que a concertos diz respeito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário